A Necessidade Da Formação Continuada Para Os Professores De Química - Desafios E Dilemas

Autora:
Ana Cleia Dos Santos Silva

A necessidade da formação continuada torna-se bastante relevante na vida dos profissionais da educação que lecionam a disciplina de química, pois contribui para o que foi aprendido na graduação e faz com que o professor possa melhorar seu trabalho e sua metodologia fazendo com que o aprendizado dos estudantes se torne mais significativo e prazeroso.Diante disso, o objetivo desejado na produção deste trabalho foi averiguar a necessidade que os professores de química têm em participarem de formações continuadas para a obtenção de um melhor aproveitamento de seus trabalhos destacando os dilemas e as dificuldades que os mesmos encontram no desempenho de sua função como educadores. Assim, a presente pesquisa foi realizada com professores que lecionam a disciplina de química e com os alunos da 3ª série dos turnos manhã e tarde de uma escola situada na zona rural pertencente ao município de Macapá/AP, cujo instrumentos utilizados para a obtenção dos dados necessários a realização da pesquisa foram o uso do questionário e a observação não- participante, e devo frisar que foi realizado em um período bastante conturbado tanto para mim como pesquisadora quanto para os agentes participantes da pesquisa. No entanto, consegui concluir a pesquisa a qual me propus a realizar levando-me a concluir que a formação continuada é uma extensão de nossa graduação que deve continuar para que possamos acompanhar as mudanças que ocorrem em nossa sociedade, pois os jovens de hoje em nada se parecem com os de 20 anos atras e que estão conectados a todo momento ao uso das tecnologias, principalmente quando se trata das disciplinas de exatas, que são tão complexas e difíceis de aprender, por isso devemos aprender novas formas e métodos de poder proporcionar um bom aprendizado aos nossos alunos, despertando neles o interesse em aprender sobre algo tão essencial a suas vidas.