Este e-book é fruto do resultado da dissertação apresentada ao curso de Mestrado em Ensino, da Universidade Federal Fluminense | Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (UFF/INFES), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino. A Coordenação Pedagógica pode ser percebida, dentre tantas outras funções, como o setor responsável por criar um elo de comunicação direta e objetiva com a comunidade escolar, incluindo, pais ou demais responsáveis pelos estudantes.
Neste estudo, realizamos uma análise sobre a atuação deste importante setor, durante a pandemia de COVID-19, na Rede Municipal de Ensino de um município da Região Noroeste Fluminense, sob o viés, sob o olhar atento de pais e demais responsáveis, que em determinados momentos tiveram muitas dúvidas, principalmente, durante a implementação do ensino remoto através das TDIC’s (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação).
Nosso intuito foi verificar se a Coordenação Pedagógica desempenhou o seu papel durante o contexto pandêmico, proporcionando diálogos com a comunidade escolar, visando equacionar problemas ou simplesmente, atenuá-los; durante aquele difícil momento, em que um vírus (até então, desconhecido por muitos) passou a nos assombrar.
Que caminhos foram percorridos pelo setor durante a pandemia? Quais desafios foram superados – ou não – na tentativa de estabelecer um diálogo eficaz com os responsáveis? Este e-book oferece uma análise instigante e necessária, revelando respostas que podem surpreender e provocar profundas reflexões sobre o papel da Coordenação Pedagógica, especialmente em tempos de crise.
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