DIREITO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: Mercado, Ecossistema Empreendedor e as Start’ups

EDUARDO GOULART PIMENTA | HENRIQUE AVELINO LANA

As startups estão em alta e em voga, em cenário de investimentos de grande porte, com novas soluções para o mercado e surgimento de novas atividades a todo momento.  O espírito é jovem e fortemente vinculado à pesquisa, investigação e ousadia. Possuem objetivo de apresentar e desenvolver soluções para problemas de uma maneira inovadora e nunca antes testada, mas que tem grandes chances de dar certo e se tornar um excelente negócio. As startups trazem serviços que sempre foram necessários, mas que nunca foram pensados antes. São visionárias, em meio às transformações do mercado e avanço irrefreável da tecnologia. 

Naturalmente, estes fatores despertam enormes questionamentos jurídicos. 

E, exatamente por isso, este livro inicialmente identifica o que seria tecnicamente e juridicamente uma startup, através de suas características ligadas à inovação, escalabilidade, repetibilidade, flexibilidade, incerteza, rapidez e por serem também disruptivas.

Após, o livro trata sobre as aceleradoras e incubadoras de startups, bem como a relevância de estar-se diante de um ecossistema verdadeiramente empreendedor. Em sequência, são identificados os diferentes tipos de investimento para startups. Para isso, com análise de bibliografia, nacional e estrangeira, toda ela especializada no cerne do tema, abordou-se sobre o Bootstrapping; Money Love; Family, Friends And Fools (FFF); Investidores Anjo; Fundos Seed Capital; Crowdfunding; Venture Capital,  Private Equity e Inicial Public Offering – IPO, além das diferentes maneiras de se realizar o desinvestimento.

Ao final, o livro trata de quais são os incentivos governamentais para a criação e desenvolvimento das startups atualmente existentes.