Categorias
Uncategorized

A Arte de Envelhecer com Dignidade: Desafios e Perspectivas

A Arte de Envelhecer com Dignidade: Desafios e Perspectivas

organizadoras:
Karla de Mello Silva
Lidiane Silva Torres
Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral

Os estudos aqui reunidos tratam das mais diversas áreas do conhecimento, vindo ao encontro da grande transdisciplinaridade que é o envelhecer. É impossível ver essa fase da vida sob um só ângulo. A mirada deve ser holística. Assim, a coletânea de artigos perpassa por vários aspectos desse entardecer da vida, previstos inclusive no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei no. 10.741/2003). Este é o caso de estudo que trata do direito à educação; daqueles escritos aqui presentes, que cuidam dos problemas de saúde mais específicos para a pessoa idosa, como é o relativo à hipertensão arterial, à saúde mental e à saúde bucal, esta, tão pouco difundida; do mercado de trabalho, que se sabe ser bem hostil para a população sessenta mais; da violência praticada contra a pessoa idosa, abrangendo um ponto essencial que é a questão de gênero; e os aspectos biológicos, psicossociais e culturais, mais especificamente no campo da sexualidade.

Como se percebe, este livro é de grande valia não só para os estudiosos do tema, mas para todo e qualquer interessado na vida. Sim, porque o envelhecer, como já afirmado, é parte desse processo. Parabenizo, portanto, a todos os que participaram do processo de elaboração desta obra, em especial à sua idealizadora e coordenadora, Professora Doutora Hildeliza Boechat.

Profa. Dra. Débora Gozzo

Categorias
Uncategorized

Novas Fronteiras Do Sistema Financeiro Nacional V. 4

Novas Fronteiras Do Sistema Financeiro Nacional V. 4

Organizadora:
Rubia Carneiro Neves

O livro Novas Fronteiras do Sistema Financeiro Nacional – v. 4 é resultado de investigação realizada para delimitar as justificativas técnicas e legais que respaldam a atuação inovadora do Banco Central do Brasil (BCB) para criar, gerir e regular o Pix, o Open Finance e o DREX.

Para o desenvolver tal pesquisa, primeiro, foi necessário organizar conhecimento a respeito de conceitos e categorias jurídicas relacionadas à estrutura e aos participantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), em especial os que são utilizados como critérios de controle de entrada, permanência e saída desses sistemas.

Foram desenvolvidas, em seguida, análises e reflexões sobre a trajetória dos modelos institucionais adotados pelo Estado brasileiro para o BCB até a atualidade, suas competências e os níveis de autonomia atribuídos para seu desempenho em comparação com modelos internacionais e análise de recentes iniciativas regulatórias sobre o tema.

Na obra, demonstrou-se que, para cumprir a missão de preservar o poder de compra da moeda brasileira, é essencial que o BCB seja dotado de autonomia qualificada, legitimada pelo interesse público e sustentada por governança técnica e econômica. Para promover esse tipo de autonomia, o País consolidou arcabouço normativo avançado. Sua plena efetividade, no entanto, depende da incorporação da cultura da estabilidade de preços nas práticas administrativas e da atuação coordenada de instituições como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Poder Judiciário.

No que se refere à proposta de adoção do modelo Twin Peaks como solução para a plena efetividade dos mandatos do BCB e dos demais agentes reguladores, concluiu-se que, embora possa representar um progresso relevante ao conferir maior clareza funcional e foco regulatório, sua implementação demanda adaptações legais e institucionais significativas, além de uma articulação eficiente entre as autoridades envolvidas.

Em relação à atuação inovadora do BCB, mais do que autonomia técnica, é necessário orçamento específico para viabilizar a continuidade de sua atuação estratégica em prol do interesse coletivo, como tem feito com o Pix, o Open Finance e a educação financeira da população.

Categorias
Uncategorized

Reforma tributária, fiscalidade e transformações estruturais: inovações tecnológicas, novas conformações do federalismo e os desafios da tributação contemporânea – Volume III

Reforma tributária, fiscalidade e transformações estruturais:
inovações tecnológicas, novas conformações do federalismo e os desafios da tributação contemporânea - Volume III

Organização:
Farley Soares Menezes
Rafael Soares Duarte de Moura
Vânia Ereni Lima Vieira

A Reforma Tributária brasileira é mais do que um rearranjo normativo: trata-se de um projeto de sociedade em disputa, que redefine relações entre Estado, economia e cidadania. Este terceiro volume da coletânea Reforma tributária, fiscalidade e transformações estruturais reúne 25 capítulos inéditos, produzidos por especialistas que abordam desde a arquitetura do IVA Dual e da CBS até os impactos da extrafiscalidade, da inovação tecnológica, da inteligência artificial e da governança global sobre o sistema tributário.

A obra amplia os horizontes do debate ao explorar temas como o Imposto Seletivo, a proteção de dados na prática tributária, os efeitos da tributação sobre profissionais autônomos, a educação fiscal, a tributação no metaverso e os desafios do federalismo fiscal. Com análises críticas, densidade teórica e problematizações de ordem prática, cada contribuição demonstra que a política tributária não é neutra: ela envolve escolhas coletivas sobre qual modelo de sociedade queremos construir.

O volume presta ainda homenagem a Bernard Appy e Eurico Marco Santi, reconhecendo suas trajetórias intelectuais e institucionais como referências na luta por um sistema tributário mais simples, transparente e justo. Assim como nos volumes anteriores, dedicados à Ministra Regina Helena Costa e à Professora Misabel Derzi, este tomo reafirma que a tributação é linguagem da Constituição, meio de efetivação da cidadania e instrumento de justiça social.

Mais do que registrar um momento de transformação normativa, este livro convida à reflexão sobre os rumos da Reforma Tributária e seu papel na construção de um país mais justo, democrático e solidário

Categorias
Uncategorized

Dimensões do Direito Penal Econômico

Dimensões do Direito Penal Econômico

Organizadores:
Yago Rocha de Almeida
Roberta Cordeiro de Melo Magalhães

O livro “Dimensões do Direito Penal Econômico” é uma coletânea de artigos produzidos por pesquisadores do CEUB (Centro Universitário de Brasília), com prefácio de Sergio Moro.
Seu fio condutor do livro é a crescente interdependência entre Estado e setor privado no enfrentamento da macrocriminalidade econômica, com ênfase na responsabilização empresarial, na justiça penal.


negocial e nos riscos de enfraquecimento das garantias fundamentais.
A obra se destaca por equilibrar rigor acadêmico, análise crítica e atualidade prática, sendo útil para juristas interessados nas transformações contemporâneas do sistema penal frente aos desafios da economia globalizada.